segunda-feira, 15 de abril de 2013

Reggufe: Quando o Moralismo Udenista vai Contra a Cultura

Divulgamos nota da companheirada da Secretaria de Cultura do PT-DF, em que denunciam a postura oportunista do deputado Reguffe.

Com seu moralismo udenista, que não vai além da crítica superficial aos problemas que existem no sistema capitalista (que ele nem de longe questiona), manipula o sentimento justo de repulsa da população ao mal uso do dinheiro público para fazer seu cartaz.

Sem nos calarmos frente às limitações que emendas parlamentares de alguns deputados, principalmente para shows, podem trazer para os gestores e para a produção cultural local, da cidade, temos claro que "colocar tudo no mesmo saco" é demagogia. Emendas parlamentares para cultura (e mesmo para shows) respondem à necessidade de os deputados darem resposta às legítimas demandas das bases que os elegeram, no caso, ligadas à cultura. O problema, quando há, está "mais em baixo" do que a superficialidade do moralismo udenista consegue (ou quer) tocar.

Parabéns aos compas da Secretaria de Cultura do PT-DF pela oportuna nota.
Setorial Economia Solidária PT DF


REGUFFE DEMONSTRA PRECONCEITO CONTRA À CULTURA

A Secretaria de Cultura do PT/DF vem a público repudiar as declarações do deputado Antonio Reguffe (PDT-DF) na propaganda eleitoral divulgada pelo partido dele no rádio e na televisão. Reguffe, de forma velada, ataca os parlamentares que apresentam emendas para atividades culturais.Tal postura do deputado Reguffe demonstra, na verdade, uma posição conservadora, preconceituosa e discriminatória contra a cultura. A luta dos artistas, dos intelectuais, dos pensadores e de todas as pessoas envolvidas com a produção cultural é para que os recursos aplicados nesta área sejam aumentados. Somente com fortes investimentos em educação e cultura é que será possível elevar a consciência crítica da população, elevando também a participação cidadã.O movimento cultural sempre trabalhou para que os governos e os parlamentares destinassem mais recursos para este segmento. Foi neste sentido que o governo de Agnelo Queiroz fez aprovar na Câmera Distrital a nova Lei de Incentivo à Cultura e aumentou os valores destinados ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Da mesma forma, tanto os parlamentares distritais, quanto os federais, têm destinados emendas orçamentárias para atividades culturais dos mais diversos matizes.A cultura, além da importância para a identidade coletiva de um povo, também tem grande importância econômica, pois os shows, peças teatrais, a literatura, a música, dentre outros, são fortes geradores de emprego e de distribuição de renda. A cultura também tem forte componente de inclusão social, especialmente quando as ações são realizadas nas cidades fora do Plano Piloto possibilitando o acesso à cultura a milhares de pessoas que normalmente estariam excluídas do consumo dos bens culturais.Centenas de ações culturais poderiam ser citadas como bons exemplos de boas aplicações de emendas parlamentares para a cultura. As realizações das recentes Vias Sacras, que juntam atos religiosos com cultura e o Boi do Teodoro, estão dentre as melhores demonstrações do financiamento das emendas parlamentares.A cultura precisa de mais recursos. E todos os eleitos pelo povo deveriam ter compromisso com isso.
SECRETARIA DE CULTURA DO PT/DF

2 comentários:

  1. Vi o seu blog e falei com o Reguffe. Ele me pediu para postar aqui essa mensagem para você. "Quando eu era deputado distrital, ajudei a aprovar o dispositivo dos 0,3% para o Fundo de Apoio à Cultura. Agora, como federal, estou defendendo 1% do orçamento federal para a área de Cultura. Portanto, não sou contra recursos para a cultura. Sou contra é a banalização de emendas parlamentares, muitas com desvios (não todas), para festas Brasil afora, sem uma política pública de cultura séria e ainda com os hospitais públicos sem terem remédios para atender as pessoas. Estou à sua disposição p conversar e ajudar no que for preciso para melhorar a cultura na nossa cidade. Meu tel é o 99824465. Pode me ligar diretamente. Se cair na secretária, deixe recado que retorno. Um abraço forte, Reguffe."

    ResponderExcluir