segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O PT está com a Síria!

O capitalismo, e sua direção imperialista, só vê a guerra como solução desesperada para sua crise final, sem perspectivas. Não é novidade inclusive as mentiras forjadas pra justificar guerras - das quais o atentado às Torres Gêmeas é o mais macabro exemplo.
Não obtendo sucesso na Síria com a tática de armar "rebeldes" internos, algo que conseguiram na Líbia, partem para o ataque direto.
Mas a humanidade já não engole o belicismo de xerifes do mundo. Expressão disso é pesquisa recente da Reuters entre os estadunidenses, em que apenas 6% são favoráveis a uma invasão. Outra mostra disso é a reação generalizada de rechaço de países de todos os continentes, com destaque para a UnaSul e para a Rússia, que inclusive ameaçou retaliar atacando países aliados aos EUA no Oriente Médio caso houvesse qualquer ação unilateral contra a Síria.
Abaixo segue nota do PT nacional sobre o tema.
Viva o internacionalismo proletário!

“O PT condena com total veemência qualquer forma de violência contra civis e rechaça qualquer tipo de ingerência externa”
O Partido dos Trabalhadores acompanha com crescente apreensão a situação na Síria.
Desde o início dos conflitos naquele país, a nossa posição é de que cabe unicamente ao povo sírio encontrar uma solução pacífica e política para as suas diferenças.
O PT condena com total veemência qualquer forma de violência contra civis e rechaça qualquer tipo de ingerência externa.
Há exemplos recentes confirmando que ações militares patrocinadas por potências estrangeiras não ajudam a paz, a democracia e o bem estar, causando mais destruição e perda de vidas humanas.
O PT reitera sua opinião favorável à democratização do sistema ONU, inclusive a ampliação do chamado Conselho de Segurança (CS). E apoiamos a posição manifesta pelo governo brasileiro, acerca da ilegalidade de toda e qualquer intervenção sem autorização expressa do CS.
Por fim, defendemos a investigação completa do atentado cometido, ao que tudo indica, com armas químicas. E repudiamos a tentativa, já vista no caso do Iraque, há vários anos, de forjar pretextos para ações unilaterais.
A paz está sob ameaça. O PT estará presente e se solidariza com todas as atividades em defesa da paz mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário